26 de maio de 2010

Gabiroba – Nativa do cerrado que vem perfumar minha coleção

Essa planta é muito interessante. No dia em que a adquiri, não foi em uma das melhores circunstâncias, foi na volta de um velório, mas enfim, algo tinha que agradar aquela tarde...
Bom, o fato é que no horto onde a comprei fiquei em dúvida entre duas cerejas anãs bem vigorosas e formando ambas um sombreiro bacana com seus troncos em torno de 5 a 7 cm. Havia outra planta cujo nome nem o funcionário do horto soube me dizer, mas se tratava de algo medicinal com raízes expostas lindíssimas, mas que fiquei receoso por não saber de qual planta se tratava, suas propriedades e que cuidados eu deveria tomar. Contudo quando desisti das cerejas devido ao valor fora da realidade da planta, vi essa árvore exótica no canto e fui me informar sobre ela. O funcionário do horto, um senhor nordestino muito simpático, me disse se tratar de uma gabiroba, uma árvore muito perfumada e que na terra dele tinha aos montes. Oriunda de uma área exótica, o cerrado brasileiro, a gabiroba possui folhas de um verde claro brilhante, flores pequenas e delicadas em tons do branco ao marfim e alto verão fica carregada de uma frutinha amarela e doce, mas que possui um azedinho muito apreciado na elaboração de licores artesanais, além de ser rica em vitamina C.
A gabiroba é da mesma família das jabuticabas e goiabas, possui propriedades medicinais (confira mais dados em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gabiroba/gabiroba.php) e apresenta grande grau de rusticidade, seu tronco possui uma casca embora sensível, que confere aspecto de idade avançada à árvore, é também muito resistente e tolera períodos de seca sem sérias conseqüências, essa é aquela espécie que um desatento à assiduidade das regas pode ter numa boa.
Voltando ao tópico bonsai, essa árvore apresenta alguns problemas, mas pelo que pensei para seu futuro, ela possui casca e movimento de tronco muito bacana para o estilo do desenho a cima.
De início percebi que embora seja uma planta resistente, sua madeira é sensível e se parte com certa facilidade, pelo menos as mais novas. Assim sendo, resolvi fazer um jin nela para envelhecer a planta, já que seu tronco ainda é um pouco fino e torná-la mais condizente com a região de onde vem, em que as árvores são reduzidas e possuem galhos secos naturalmente. Para efetuar esse jin, como ainda sou um iniciante e não possuo ferramentas mais próprias utilizei-me de um bisturi para fazê-lo, foi um trabalho demorado e meticuloso, além de dolorido devido ao pequeno corte que causei ao meu polegar, mas no final foi extremamente gratificante e me trouxe muito prazer e felicidade. Ainda pretendo dar mais uma refinada nele, uma lixada e estará pronto.
O próximo passo que pretendo é o reenvase, o vaso em que ela está além de muito deteriorado, possui o substrato todo cavado e com certeza já não há nenhum nutriente naquela terra. Assim que o fizer trago a atualização aqui para o meu diário de bonsai, e vamos às fotos!!
Espero que apreciem e estejam livres para comentar, criticar e sugerir!!!

Ah, e por favor não reparem no desenho, foi o primeiro que fiz, minha estréia no desenho também!! rsrs






Tamanho do bisturi que utilizei no Jin


6 comentários:

  1. Viva Leonardo.

    Gostei bastante da tua introdução á planta,bastante interessante..
    Vai-nos dando seu desenvolvimento e é mesmo isso,mexendo experimentando é que aprendemos.

    Cumprimentos e a melhor sorte.
    Rodrigo Sousa

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rodrigo!!!

    É muito gratificante quando as pessoas reconhecem que estamos caminhando, principalmente quando somos meros iniciantes... rs

    OBs.: Eu vejo o seu blog todo dia e adoro as suas intervenções, tem sido elas para mim também uma motivação!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Léo!
    Fui pesquisar no Google e você apareceu em primeiro lugar como indicação a Arte Bonsai!
    Parabénss!!!!!!!!
    Seu blog está bombando e está lindo!!!
    Parabéns viu!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Leonardo, ontem foi meu aniversário e ganhei um bonsai gabiroba que me apaixonei. Então para saber um pouco sobre ele, procurrei no Dr Google foi onde te encontrei e com muito prazer estou te seguindo. Seu blog é bem gostoso. obrigada e sucesso. bj

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Cidália, primeiro, parabéns, felicidades!!!
    Segundo, seja bem vinda, é um prazer tê-la em meu blog, neste que faço com muito carinho com o bonsai que é algo que eu amo!!!
    Grande abraço e qualquer dúvida é só falar!!!

    ResponderExcluir