9 de junho de 2010

Bougainvillea - Um presente do Mestre

Sabe aqueles dias em que você quer um bonsai, um material diferente de tudo que você tem ou já fez?!?!
Fiquei assim, pois em cada blog que eu entro, sempre vejo uma planta bruta, com excelente potencial, só que sempre no quintal dos outros, e nunca no meu...
Mas chegou a minha vez!!!
Estava eu a andar pelo horto do seu namizo, como de costume à procura de novos possíveis bonsai quando me deparei com uma area reservada para bougainvillea bem velhos em latas e muitos deteriorados...
Fui olhando um a um até que cheguei no último da fila, entremeado de galhos mas com brotação baixa e os entrenós relativamente curtos, realmente era galho para todos os lados, um sobrevivente do tempo.
Assim sendo, cheguei ao seu Namizo e perguntei quanto custava, foi quando ele sondou o meu desejo com aquela árvore... Respondi que eu tinha captado toda a essência de sobrevivência dela, e que sua madeira morta daria em um excelente tronco, e que ganharíamos muita conicidade se devidamente trabalhada e coisas do tipo...
Ele olhou para mim, deu um sorriso enigmático de canto de boca e disse: _" É sua, eu te dou ela."
Nossa, vibrei de alegria, pela planta e pelo gesto do seu Namizo, acho que estou no caminho certo da filosofia bonsai...
Bom vamos às fotos e aos procedimentos.
Infelizmente, no dia em que a ganhei estava sem câmera e não há registros do embolorado de galhos que ela era, deveria estar com uns 1m30 a 2m. E todos os galhos saiam de um mesmo ponto, o lado esquerdo da planta já que o lado direito sucumbiu. Pelo grande uro na parte frontal, podemos perceber que se tratava de uma planta bem grande e também com uma idade já avançada. No momento da alegria com o presente, esqueci de perguntar a idade ao seu namizo e a origem desse exemplar, mas em sua atualização, acrescentarei essas informações.
Para ficar mais fácil de levar para casa, imediatamente fizemos uma limpeza de galhos e pusemos nesse pote de treinamento... Ficando a parte mais complicada de estruturação e escolha de galhos para ser feita por mim em casa e sozinho... Mas acho que fui relativamente bem!


Para educar os galhos mais duros, fiz uma tração com fios, já que ainda não tenho firmeza na aramação de plantas. Após a estruturação ela ficou assim:



No próximo ano, dependendo do desenvolvimento da planta, pretendo já colocá-la com sua nova posição em um vaso definitivo redondo e bem claro, tipo marfim para contrastar com a madeira morta que ainda vou trabalhar e suas flores de um rosa muito vibrante. No mais é ir trabalhando sua ramificação e profundidade em mais alguns aninhos de trabalho

Espero que tenham gostado, sugiram, critiquem e comentem

Forte abraço!

4 comentários:

  1. Viva Leonardo....
    Que belo presente!!
    Extraordinario,vai dar uma fabulosa arvore,a base está aí.

    Eu arrisco quase a dizer,que o tronco vai resultar oco,pelo que vejo nas fotos,quando começares a limpar,é quase certo que o tronco está praticamente oco.

    Vai ser um trabalho bastante interessante de fazer.
    E uma boa base para construir uma arvore bem forte,robusta e compactada.

    Vai ser uma planta para aplicar bastantes tecnicas,com a motivação de ter a partida um material base que compensa tudo o tempo com ele.

    Um nebari forte para dar credibilidade á arvore,o trabalho com a madeira,o desenho da estrutura,toda a ramificação o cultivo,um belo presente.

    Cumprimentos
    Rodrigo sousa

    ResponderExcluir
  2. Obrigado mais uma vez pelo incentivador comentário Rodrigo!
    Esta realmente vai ser uma árvore de personalidade...
    Pretendo ainda reduzir sua altura um pouco, talvez transformar o quarto galhinho do lado esquerdo em um novo ápice... e fazer do tronco algo vazado, como um portal... Mas ainda vou estudar isso ao longo das intervenções...
    Obrigado mais uma vez!
    Forte abraço e até a próxima!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Leonardo

    Observando as fotos que publicou acho que a frente que escolheu tem na minha opinião os seus problemas (por vezes é dificil visualizar detalhadamente por fotos o potencial de uma árvore) mas pelo que vi depreendo que a primeira parte do Tachiagari vem na direcção do observador o que não é muito bonito assim como o topo vai para trás o que também não é muito bonito pois para conseguirmos um Bonsai em estilo Moyogi o topo terá de vir para a frente fazendo a vénia ao observador como dizem os japoneses.

    Na minha opinião a segunda foto mostra a melhor frente.
    Se inclinar com essa frente a árvore para a direita fazendo com que a saída do tronco do solo seja um pouco inclinada vai conseguir aproveitar o movimento que o tronco tem.
    Eu iria tirar também o primeiro ramo que cresce para a frente/direita e deixaria o ramo do lado esquerdo ser o ramo principal contrabalançando o primeiro movimento do tachiagari.
    O topo é também demasiado longo e sem conicidade como está.
    Para criar movimento e conicidade para se inserir bem na primeira parte do tronco eu faria uma poda para obrigar a planta a criar brotes mais abaixo.
    A madeira da Bouganvlillea é muito dura e quebradiça e é importante aramar e dar forma quando os brotes ainda não engrossaram.
    Condicionantes para que este trabalho tenha sucesso é que a planta esteja envasada em terra drenante, e que depois disso a planta seja bem adubada com adubo organico.
    Isto pode demorar algum tempo até conseguires dar muita força á planta mas depois ela irá reagir rápidamente a tudo o que fizeres com ela.
    Penso que o Rodrigo tem razão e que provávelmente o lado direito da frente que referi estará com madeira morta que precisará de ser limpa o que poderá ser um óptimo ponto de interesse no futuro Bonsai.
    Se for assim tens é de tratar bem a madeira morta pois nesta espécie ela apodrece rápidamente.
    Não sei se vais gostar desta ideia mas acredita que só estou a tentar ajudar na qualidade da tua árvore.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rui, tudo bem?!

    Desculpe a demora em vos responder!! Fui fazer um curso de paisagismo e fiquei um mês fora, sem poder dar muita atenção ao blog, faculdade entre outros...
    Mas quero agradecer a todas as dicas que me destes!!
    Fiquei muito feliz e lisongeado com sua aula...
    Vou observá-la de acordo com o que me disse e analisar o que épossível trabalhar...
    No mais ela está super saudável com bastante brotação e já até floresceu!!
    Assim que fizer alguma intervenção nela colocarei aqui para que possa novamente opniar!!
    Muito obrigado mais uma vez e até a próxima!!
    Abração,

    Leonardo Couto

    ResponderExcluir