13 de março de 2011

Atualização Ácer Palmatum

Depois de bastante tempo sumido devido a inúmeras tarefas, finalmente consegui vir aqui no blog atualizar o meu diário de bonsai. Para esse post de ‘retorno’ escolhi o meu Acer palmatum...



Esse aí que vocês lembram estar cheio de problemas, sem conicidade sem ramificação e com galhos saindo de um mesmo ponto nas extremidades, além de estar amarrado em um vaso quebrado.

Para mexer com essa planta esperei que ela realizasse seu ciclo anual de vida. Contudo percebi que ela não estava completamente saudável, então comecei um trabalho de adubação de macro e micronutrientes para que a planta recuperasse o seu viço. Quando a comprei grande parte das folhas apresentavam deformidade, além de não terem conseguido assumir a coloração outonal avermelhada típica da espécie. Após o verão, outono e inverno comigo, além de cuidados sistêmicos a planta apresentou forte e saudável brotação nessa primavera, o que me fez perceber que havia chegado a hora de uma bela intervenção. Sei que diversos bonsaístas discordarão do período em que mexi com o Acer, mas aprendi com o meu mestre Namizo que a planta mostra quando irá suportar intervenções mais sérias.

Como a planta iria precisar de suas raízes para se desenvolver após as podas drásticas, primeiro resolvi podar, para depois transplantá-la. E após a poda ela brotou intensamente e livremente.




Após crescimento desordenado e intenso achei apropriado fazer a troca do vaso devido às péssimas condições do mesmo. Terra mesmo quase não tinha, já havia sido substituída por um emaranhado de raízes finas onde nenhum nebari poderia ser destacado.


O único ponto positivo foi a disposição extremamente horizontalizada das raízes, o que vai facilitar bastante a formação de um nebari bem radial com as raízes finas que deixarei a engrossar em cada transplante.


Bom, perdoem-me a falta das fotos com a intervenção terminada, pois, as perdi. No próximo post trago foto da planta atualizada!!

Comentem, critiquem e sugiram!!
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário