3 de junho de 2011

Meu Presente de Aniversário - Velho Zimbro

          No último dia 29 completei 24 Outonos, e para me presentear, adquiri esse velho zimbro com potencial incrível, mas com dificuldades incríveis também!!
          Para estilizá-lo, estou pensando em diversas formas, pois quero aproveitar o ten-jin de madeira morta belíssima abraçado por linha de seiva viva, mas também quero aproveitar os ramos.
          Nas fotos não tem como perceber muito bem, mas todos os ramos saem de um mesmo ponto, um erro segundo a estética bonsai, mas não sei se vou seguir essa regra...
          Como vocês leitores já puderam perceber, faço bonsai pra mim, para minha comtemplação, e para isso busco ser o mais natural e selvagem possível...
          Cada ramo apresenta calibre em consonância com o belo e cônico tronco, os ramos possuem curvas lindas, não visíveis na foto.
          O tronco possui linhas muito bonitas que se unem ao ten-jin, possibilitando um belo trabalho de shari com o passar do tempo.
          Para fazer as dobragens dos ramos mais grossos, e reposicioná-los, utilizarei a técnica da ráfia ou câmara de pneu de bicicleta. E por falar em técnica de dobragem quero fazer um agradecimento muito especial ao Rui Ferreira do Blog Jardim de Bonsai, que se mostrou muito amigo em compartilhar seus conhecimentos da técnica com esse mero iniciante, muito obrigado mais uma vez Rui.
          Essas fotos são da planta assim que a comprei. Estamos no outono, época certa para fazer essa estilização mais intensa, com dobragens mais fortes. 
          Pretendo começar a trabalhar essa planta ainda hoje, fiz sua última rega abundante antes da estilização, amanhã coloco os panos molhados nos galhos a serem dobrados para facilitar o trabalho, e na segunda-feira, meu dia de descando, faço as dobragens e posto por aqui assim que estiver terminado o processo. 



Esse é o local onde a árvore tem ficado, na janela da minha cozinha, onde recebe sol o dia inteiro































Fiquem a vontade para comentar!!
Forte abraço,

Leonardo Couto

2 comentários:

  1. Caro Leonardo, vou acompanhar pois esse projeto promete.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruno, este projeto promete mesmo, são tantas as coisas que penso que em um primeiro momento vou apenas fazer uma poda de limpeza e reposicionar os ramos para começar a estudar melhor a estrutura da árvore e observar o que ela me indica em seu futuro.
    Forte abraço,

    Leonardo Couto

    ResponderExcluir