6 de novembro de 2011

Continuação... Azaleia

Olá amigos!!!

          Voltando ao projeto azaleia, trago o resultado final do primeiro trabalho em uma das plantas, e conforme prometido, uma projeção de como pretendo que seja seu futuro. Não é um dos melhores desenhos que se pode ver na rede, mas se presta a demonstrar a ideia estrutural de sua futura forma e estilo.
          Na realidade fiz dois desenhos, o primeiro com uma planta mais compacta e com a massa verde mais próximo ao tronco, já no segundo, o tronco fica mais à mostra e com a árvore um pouco mais alta e com menos massa verde, caminhando para um literati.
          Estou em dúvida, não sei qual eu gosto mais, por enquanto estou mais inclinado a optar pelo segundo desenho, pois seria um acréscimo de estilo em minha humilde coleção, por outro lado, o primeiro desenho mostra uma planta com mais proporção... Uma questão shakesperiana... rsrs
          Mas com o tempo e a maturidade que vem a cada dia, acho que vou discernir o melhor para mim, e o que mais prazer irá me dar... É para isso que fazemos bonsai, para nossa contemplação!!
          Uma coisa é certa, quero fazer uns trabalhos de madeira morta nos jins bem de acordo com as perenes, escurecidas, sulcadas, algo no gênero de um cotoneáster do Harry Harrington... bem idosas mesmo... agora é só esperar a madeira secar e começar o trabalho...
          Para o vaso eu queria algo baixo, mais ou menos da altura em que deixei o vaso aparecendo nas fotos, com bordas salientes e quadrado, eu queria muito que ele fosse quadrado e marrom café... Uma mistura do clássico do vaso, com a aspereza da planta com bastante madeira morta... Enfim, são anseios...
 
 
 

Nessa foto, deixei um pequeno jin no final do ramo principal, tenho material para deixá-lo. No desenho achei horrível, mas na planta acho que ficaria interessante, uma moldura de jin, mesmo que em pequeno detalhe...

Ela após separação da maior e apenas parcialmente desfolhada, antes de qualquer trabalho
Agora digam-me o que acham!!
A outra azaleia em cascata falta finalizar, assim que o fizer, trago para a "prateleira" rsrs

Grande abraço a todos,
Leonardo Couto

2 comentários:

  1. Po, legal d+ hein!
    Curti mais a primeira projeção, com uma copa densa e tronco mais curto.
    Temos que ver agora se ela vai dar esse caminho ou se trará grandes surpresas com a brotação heheheh
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim Rafael, surpresas me aguardam!!
    Com certeza a primeira projeção é mais harmônica, tem mais proporção e o 1/3 é maior que o resto da árvore... sem dúvida seria o caminho estético...
    Mas algo na ideia do segundo desenho me encanta mais, ainda não sei o que é, acho que o tempo e a construção galho a galho, poda a poda vai poder me mostrar o que é... enfim...
    E tem outra coisa, acho que o primeiro desenho está comum, algo padrão me entende, todo mundo faz. O outro, tem uma diferença, uma desarmonia harmoniosa... e eu gosto disso, desse diferente...
    Posso estar viajando sabe, mas vamos ver!!! rsrsrs
    Vou trabalhar com todo cuidado e atenção para seguir a essência da árvore!!
    Temos que buscar isso, a essência...
    Grande abraço Rafael!! Valeu pela presença aqui!!

    ResponderExcluir