19 de abril de 2015

Atualização de Misho de Ficus Retusa

          Olá amigos, depois de um bom tempo afastado, venho trazer a atualização de meu primeiro misho, um ficus retusa, que já apareceu no blog, bem aqui.
          Provando que bonsai é um constante processo de evolução tanto da planta, quanto, principalmente da gente, essa planta que outrora plantara como raiz sobre rocha, hoje virou um literati, com desenho muito mais maduro e natural do que na primeira estilização.
          Ela dobrou de espessura no tronco e adquiriu uma conicidade bem interessante e necessária ao estilo. As marcas vistas no tronco são propositais e têm o intuito de criar cicatrizes que com o tempo irão adquirir aspecto mais natural e irão conferir um aspecto mais antigo à planta. Com adubação plena e crescimento livre, em mais um ano acredito que as marcas do arame sumam, e deixem apenas uma casca sofrida e resistente ao tempo.
          Minha próxima etapa é trabalhar a ramificação e diminuição das folhas. A adubação tem sido basicamente orgânica, feita com esterco de galinha curtido, bokashi, torta de mamona, aminoácidos e fitoestimulantes.
          Vamos conferir as fotos!!
Antes de reestilização e após algumas podas e prévia seleção de ramos
Como tudo começou, de semente
Primeira estilização da planta acompanhada de vários erros
Espero que curtam!!
Qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários.
Abraços a todos,
Leonardo Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário