15 de abril de 2012

Atualização - reenvase Buxinho Sombrio e refinamento

          Seguindo o ritmo que Abril está, trago hoje mais uma atualização, dessa fez o reenvase do Buxinho Sombrio e refinamento de sua estrutura.
          Para lembrar da planta, ela já apareceu aqui assim que envasada pelo seu Namizo em 2009, depois em Maio de 2011 e semanas depois em Junho de 2011 quando começei a definir seu estilo.
          O buxinho é uma planta de crescimento lendo como já falado anteriormente, mas através das fotos podemos ver como este tem evoluído e se compactado ao longo do tempo, então vamos logo às fotos?!?!
          Aqui a planta no dia do envase nesse primeiro vaso bonsai, antes ele estava isolado no horto por não servir para topiaria em um daqueles potes de plástico preto. Infelizmente não tenho fotos de quando o comprei pois não tinha o hábito ainda de fotografar as plantas, mas ele tinha muitos galhos secos, era uma confusão de ramos com brotações nas pontas buscando o sol.
          Alguns meses depois a planta já apresentou grande melhora, começou a brotar e melhorar a massa verde. O galho verticalizado que antes havia sido mantido para ajudar na recuperação da planta que seria retirado no futuro, fez o favor de secar, e dele fiz um pequeno jin como visto na postagem de Junho2011
          Depois de recuperada, com brotação boa, resolvi fazer a primeira aramação da planta, e também a minha. Foi também a primeira definição do estilo e vislumbre da semelhança com os Ents e a Floresta de Fangorn na Terra Média, uma viagem ao mundo sombrio do Senhor dos Anéis, um clássico para mim.

          E agora, em Abril de 2012, após encomendar um vaso especial para ela com o meu ceramista de plantão Sami Kozan, chegou a hora de reenvase, ver a saúde das raízes e se a escolha do tamanho do vaso foi adequada. 
          A planta apresentou um bom desenvolvimento ao longo do tempo, mantive adubação orgânica, não apresentou nenhuma praga, mostra ótima saúde nas folhas e no raizame (abaixo a enorme quantidade de raízes finas muito diferente de 2009 quando ainda estava no pote preto plantada em barro compactado) e fez uma ótima compactação realizando backbudding através das podas nas ponteiras aumentando bastante a ramificação.
          E o tamanho do vaso foi ideal para mais um período de desenvolvimento, treino, refinamento da planta. As raízes estavam ótimas, o crescimento foi bem horizontalizado e ainda sobreou espaço para novo crecimento para as áreas que ainda precisam se desenvolver melhor.
          Depois de presa ao vaso, fiz a tração e arrumei alguns ramos mais novos, além de podar as ponteiras para mais compactação/brotação.
          No nebari, dei mais uma limpada e consegui retirar mais um pouco do antigo torrão, ainda não foi a hora de deixá-lo em maior evidência devido à ramificação secundária que ainda está se formando no substrato, mas creio que no próximo envase já seja possível ver a beleza de nebari que vem se desenvolvendo, radial e ramificado.
          O buxinho em seus diferentes ângulos, e claro, o último e meu preferido a frente com seu grande uro e sua aparência sombria, entesca e fangorniana... rsrs 
          O visualmente 'pesado' 1º ramo da esquerda, tem sido mantido e fortalecido com crescimento livre + poda para que no futuro possa parecer uma grande mão na direção do observador, onde as pontas das ramificações desse galho serão transformadas em jin e a massa verde bem próxima ao tronco. É quase um convite de entrada à Terra Média. E viva a imaginação fértil e a criatividade!!!



          Espero que tenham curtido o desenvolvimento da planta, e claro o meu também que vou cada vez mais me apaixonando por essa arte!!
          Agradeço ao Sami pelo belíssimo vaso feito do jeito que pedi!!

Abraços a todos,
Leonardo Couto


Nenhum comentário:

Postar um comentário