3 de abril de 2012

Misho de Ficus Retusa em Raiz sobre Rocha (Sekijoju)

Depois de ler essa postagem, você já pode conferir a atualização dessa planta nesse outro post!!          

Olá amigos e seguidores do blog. A postagem de hoje é sobre uma espécie que eu acho linda e cuja beleza podemos ver em extraordinários bonsai na internet.
          Nosso astro é o Fícus Retusa. Uma planta extremamente rústica, imponente, frondosa e de fácil cultivo. Embora na web hajam diversas fotos dessa belíssima árvore, eu quis usar essas duas da foto abaixo por serem as matrizes de meu jovem bonsai proveniente de misho - a semente.
          Essas duas gigantes fizeram parte da minha infância, elas ficam em um amplo espaço onde aprendi a andar de bicicleta em frente à Fábrica Ypú, que no início do século passado teve sua glória, mas infelizmente faliu.
          Sempre as admirei, e agora no mundo bonsai, tive que pegar suas sementes e tentar a sorte!! Felizmente deu super certo, o fruto preto arroxeado do tamanho de um amendoim possui dezenas de sementes, destas quase uma dezena brotou, e desta dezena separei quatro para fazer bonsai, as outras mudas dei, uma delas para minha mãe.
          E hoje venho mostrar o resultado parcial de um, desde a semente.
          Essa planta venho preparando para fazer o estilo raiz sobre rocha (sekijoju) e por isso a plantei em uma garrafa pet para que suas raízes ao invés de crescerem na horizontal, fossem se aprofundando, e ficando compridas para possibilitar o futuro trabalho. Antes é claro, tive que cortar a pivotante, que como verão nas fotos era bem forte e grossa, tomei um susto na hora do reenvase.
          Após crescimento livre na garrafa pet, chegou a hora de começar a trabalhar.( Por um acidente digital não tenho fotos dela na garrafa pet) E esse trabalho foi feio no programa que participo com um quadro sobre paisagismo, mas que sempre que posso dedico ao bonsai também. (Em breve postarei o vídeo que mostra ela na garrafa e bem crescida, logo, logo que disponibilizado) 
          Após desfolha, chegou a hora de analisar as raízes, envolvê-la na pedra e embrulhar com a câmera de pneu de bicicleta, que segundo o amigo Luciano Benyakob, promove calor e acelera o crescimento da massa radicular.
          Concluído o processo, parti para a aramação e primeiro esboço do futuro. Cheguei a uma semi cascata que achei bem charmosa para uma planta tão nova. Agora é esperar o tempo, investir em adubação, deixar a planta encorpar e ramificar para dar um belo e compacto shohin. 
          Vamos as fotos de como a planta está hoje e de como tudo começou!! E já, já atualização, pois ela está brotando vigorosamente em todos os ramos!!


Grande abraço em todos e até o próximo post!!
Leonardo Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário